Compartilhar a sua história muitas vezes pode ajudar você e outras famílias a passarem por esse momento tão difícil que é o luto de um filho. Leia abaixo depoimentos de pessoas que viveram uma história parecida com a sua.

 

 

Utilize os filtros para encontrar depoimentos em cada assunto

Ninguém entendeu meu luto, falavam que nem era pra tanto

Tenho 45 anos e me casei em junho do ano passado. Já não tinha mais a mínima esperança de ser mãe nessa idade e ainda mais sem alguém. Dois meses depois de me casar, engravidei e não sabia. Senti todos os sintomas, fui à ginecologista, relatei os sintomas de gravidez e ela, ao invés de…

Para mim a Flora é tudo o que é belo. Aonde vejo beleza, eu vejo a Flora

Para mim a história da Flora se inicia na praia de Picinguaba, numa noite clara de céu estrelado e uma lua cheia. Era noite de 27 de abril, meu aniversário. Eu e minha amiga-irmã, Juliana, descemos até a praia para admirar aquele fenômeno. A lua começou prateada, alta no céu, dividindo o cenário com as…

Doía meu corpo, meu coração e minha alma está machucada até hoje

O veado ferido (ao lado), obra de Frida Kahlo, mulher que sofreu várias perdas gestacionais. Vejo muito de Frida em mim principalmente nessa pintura datada no ano de 1946. Eu me sinto perante a sociedade um veado ferido por julgamentos e incompreensões. Lembro das pessoas perguntando se fiz algo para provocar a perda porque sou…

“Semente fecundou, já começa a existir”

Muito antes de pensar em ter filhos, sempre quis anunciar a chegada dele com o verso dessa música (ao lado). Pois bem, depois de um ano venho aqui anunciar, engravidei, estava à espera do maior amor da minha vida, mas ele partiu antes que eu pudesse dizer a todos sobre ele. Exatamente há um ano,…

Meu doce Ravi

Acho que li mais de cem depoimentos e fiz uma carta por dia em pensamentos para colocar para fora todo amor que sinto arder no peito, mas esse amor e essa dor não encontram tradução no mundo. Está tudo aqui dentro, como você esteve durante 36 semanas e 5 dias. Os melhores e maiores dias…

Carta de uma mãe (ou de um pedaço dela)

Querido filho! Como você está? Hoje é um dia importante. Está lembrado, Paulinho? Há exatamente um ano, você nasceu! Sua pressa foi um susto pra mim e pro papai, mas ficamos muito, imensamente, felizes por você ter nascido bem, principalmente depois de tudo o que a mamãe passou. Desde que soubemos que estávamos grávidos, nossa…

Tenho feito o meu melhor para aprender a conviver com essa dor

Demorei 5 meses para ter coragem de escrever essas palavras, afinal são 5 meses de separação da minha filhinha Letícia. Quando decidimos ter um filho, estamos preparados para muitas mudanças, mas nem de longe estamos preparados para a perda desse filho. Perder um filho é ter sonhos destruídos, é aprender a conviver com a dor…

Sobre o meu primeiro ano de luto

Venho tentando escrever esse texto há algum tempo, são tantas coisas para dizer e ao mesmo tempo a sensação de que as palavras não são capazes de expressar todo esse sentimento, são muitas horas sem dormir pensando no que eu gostaria de dizer para outras mulheres que assim como eu perderam seus filhos, por fim,…

Sei que sou mãe de uma grande guerreira

Sou Veronica, mãe da Maria Laura. Minha bebê permaneceu 33 dias na UTI do Hospital Perinatal Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Maria Laura nasceu com quase 39 semanas, num parto programado para 05/05/2018. No sexto mês de gestação descobrimos que ela tinha uma cardiopatia congênita complexa: Transposição das grandes artérias. Fez a primeira…

O ultrassom silencioso me colocou em meu pior pesadelo, ele não estava mais ali

Depois de alguns percalços (problemas com a fertilidade) e cinco anos após o início das tentativas, o tão sonhado positivo chegou. Meu amor por aquele serzinho foi instantâneo, assim que soube que ele estava ali já existia o maior amor do mundo, ficamos radiantes, a família toda feliz. Como nunca imaginamos o que poderia acontecer…