A cada dia que passa eu tenho aprendido mais. Tenho dias bons, tenho dias ruins…. Às vezes tenho vários dias bons e outros ruins. Gostaria então de falar um pouco sobre o luto.
Eu aprendi que pra mim é bom falar sobre ele, pensar nele, viver ele… acima de tudo dentro dos grupos que conheci, onde você pode perceber que não é a única pessoa do mundo a passar por isso…. Você acaba conhecendo pessoas que falam a mesma lingua que você, que se interessam verdadeiramente pela sua dor, simplesmente por que já sentiu essa dor. Quando eu tive depressão, a pior coisa era me sentir sozinha. Em seguida, minha mãe teve essa mesma maldita doença e eu entendia ela. Nos tornamos muito mais amigas, devido à alta compreensão de sentimentos…
Da mesma forma é com o luto, tem gente que guarda para si e pronto, acha que esconder é o melhor, e talvez seja para aquela pessoa, mas não é pra mim. Eu percebi que, cada vez que algo engasga na minha garganta e eu falo com alguém sobre isso, o nó simplesmente sai, e caso eu resolva guardar isso pra mim, a angustia só aumenta.
“Pare de postar coisas no Facebook”, eles dizem… E eu digo: “NÃO! NÃO PARO!” Eles dizem que tem gente rindo e desejando ainda mais o meu mau e eu sinceramente quero QUE SE FODAM! Porque quando eu posto essas coisas encontro conforto pro meu interior. Pode ser que ninguém leia, mas eu falei, eu coloquei pra fora, e até agora consegui ótimos resultados dessa maneira.
Se você está ao meu redor, não fique cheia(o) de dedos. Fale comigo sobre isso, me faz bem!! Não fuja de mim, eu sei conversar sobre outras coisas, sei falar sobre tudo que sempre falei, mas não precisa ter medo de tocar no assunto.
Gostaria de pedir um favor inclusive aos amigos: vamos conversar, vamos sair, se o assunto vier, me deixe falar, se eu chorar não se envergonhe, daqui a pouco mudamos de assunto, eu vou sorrir, eu vou chorar, eu vou passar por isso, e eu vou passar muito mais rápido se falar sobre isso… Não evite o assunto, é tão ruim alguém chegar perto de você e dizer: “Ó, sem tristeza, não vamos nem tocar NAQUELE assunto”. Não meu amigo, não faça isso… simplesmente não toque no assunto, eu não falo disso o tempo todo, meus assuntos não se resumem a isso. E ao me pedir pra não tocar no assunto, você está fazendo isso e demonstrando uma insensibilidade do cacete!
Outra coisa importante a dizer, não só comigo, com qualquer pessoa que passou por uma perda: NÃO TENTE APRESSAR NADA! É isso mesmo, nós temos nossos tempos, o meu é diferente do seu que é diferente do outro! Tenho descoberto na prática a importância de cada fase pela qual estou passando… E alguém chegar e gritar que chega de tristeza, só demonstra mais uma vez a insensibilidade! Não seja um imbecil! Me respeite, respeite meu tempo, ou alguém acha mesmo que falar: “Chega disso, vai ser feliz.” E SIM SALABIM, num passe de mágicas: OPA! FIQUEI FELIZ! Por que você não me mandou ficar feliz antes, criatura?!
Enfim, pra encerrar, resumindo tudo… fale sobre luto, deixe falar sobre luto, fale sobre amor, dor, paz… FALE! Tem coisas que devem ser jogadas ao vento, para que assim o vento leve embora! E é isso o que eu acabei de fazer…
Você disse tudo que está entalado na minha garganta há muito tempo…