O que fazer quando o Facebook não identifica que uma mulher grávida perdeu seu bebê?
Quando Gillian Brockell retornou para casa do hospital “com os braços mais vazios do mundo”, ela não encontrou escapatória ou consolo nas suas redes sociais.
A colaboradora do The Washington Post que deu à luz a seu filho natimorto no início do mês de dezembro escreveu uma carta aberta para o Facebook e outras empresas de tecnologia, pedindo que eles parassem de inundar o seu feed com propagandas de produtos para maternidade e bebês.
Em sua carta aberta, Gillian detalha quão rápido o Facebook foi para mostrar para ela propagandas baseadas no seu histórico na internet:
É minha culpa, Eu não pude resistir a estas hashtags do Instagram — #30semanasdegestação #barrigadegravida. E, que ingênua! Eu ainda cliquei uma ou duas vezes nas propagandas de roupas para grávidas que o Facebook me mostrou. E posso apostar que a Amazon também contou para vocês minha DPP, 24 de janeiro, quando eu criei minha conta no Prime. Mas vocês também não me viram pesquisando no Google ‘Braxton Hicks x contração a termo’ e ‘o bebê não está se mexendo’?
Gillian então descreve como são cegos os algoritmos quando tragédias acontecem:
Vocês não viram meus três dias de silêncio nas redes sociais, tão incomum para uma usuária frequente como eu? E o post de anúncio com palavras-chave como ‘coração partido’ e ‘natimorto’ e os 200 emoticons chorando que meus amigos postaram? Isto não é algo que vocês podem rastrear?
No caso de Gillian, sua carta aberta no Twitter recebeu mais de 20.000 compartilhamentos, suficientes para chegar ao vice-presidente de propagandas do Facebook, Rob Goldman.
Ele tweetou de volta dizendo que o Facebook está trabalhando nisto:
Eu sinto muito pela sua perda e sua experiência dolorosa com nossos produtos.
Infelizmente este não é um caso isolado, aqui na Tommy’s nós sempre ouvimos que as mulheres e suas famílias são perseguidas por propagandas dando congratulações presumindo um parto a termo, o que é muito traumático no pós-perda.
Como mudar as configurações de propaganda do Facebook:
Passo 1
Uma vez logado na sua conta do Facebook, localize e clique o ícone dos três traços (≡). Ele te levará a um menu, nele você seleciona ‘Configurações e privacidade’ e depois ‘Configurações’.
Passo 2
Rolando a página você encontrará uma seção de ‘Anúncios’ e clique sobre ‘Preferência de anúncios’.
Passo 3
Aqui você irá encontrar suas preferências de anúncio e pode customizar suas preferências e configurações. Em cada ícone você pode decidir o que deseja ocultar e não ver mais em sua timeline de acordo com seu interesse. Você pode se remover de todas as listas que não interessam a você.
Passo 4
Continue este processo para todos os botões. Após isto vá para suas informações, lá você pode gerenciar o que os anunciantes podem ver e usar para colocar anúncios na sua timeline. Você pode gerenciar suas categorias e o que pode ser usado para gerar propagandas.
Passo 5
No próximo botão ‘configurações de anúncio’, você pode ver três opções, em cada uma você pode optar por anúncios dos parceiros do Facebook. Aqui você pode ir em cada seção e selecionar ‘Não permitido’ em cada uma delas.
Passo 6
Este é o passo final, ‘ocultar tópicos de anuncio’, é para esconder permanentemente tópicos de propaganda da sua página, ou pelo período que você quiser (pode ser 6 meses, 1 ano ou permanentemente). Aqui você pode ver criação dos filhos como segunda opção, clique nele e clique no tempo que você gostaria de ocultá-los.
Nós também recomendamos que você limpe seu cache de internet, que é um armazenador temporário de informação dos sites que você visitou. Isto irá garantir que as propagandas não continuem seguindo você.