“O seu bebê já tem um nome?”
Nós já tínhamos escolhido as duas opções: um para menino, outro para menina. No dia do ultrassom, eu achei que descobriria qual dos dois estava a caminho. Entretanto, em vez de tomar a decisão tão esperada pelo nome do meu filho, acabei sendo internada no hospital para uma indução.
Foi apenas na manhã seguinte – depois de dar luz ao meu bebê natimorto – que viemos a saber que ele era um menino.
Ao deixar o berço em nosso quarto, nossa doutora gentilmente nos perguntou, “Ele já tem nome?”.
“Calvin”, dissemos eu e meu marido.
“O Calvin é especial”, ela disse, enquanto o retirava do berço. “Ele é muito especial”, disse de novo ao deixá-lo nos meus braços.
Eu já perdi três outros filhos, e eles têm nomes também. Durante minha segunda gravidez, nós a chamávamos de Bebê Arco-íris. Logo ao sabermos que eu estava grávida pela terceira vez, nós escolhemos o nome Gaelen – um nome neutro inspirado no seriado “Battlestar Galactica”. E Pixel foi o apelido que meu marido encontrou para o nosso quinto filho.
Esses nomes me ajudam a me sentir conectada com eles. Chamá-los pelo nome – especialmente quando a dor se torna tão surreal – me ajuda a ter certeza de que eles realmente estiveram aqui, que eu os carreguei e que eles existiram.
Se você não deu um nome à sua criança, mas gostaria de fazê-lo, essas são algumas ideias que podem ajudar:
1- Use uma estação do ano ou um mês como inspiração. Pode ter a ver com o dia que você ficou sabendo da gravidez, a data em que nasceria o seu bebê ou o dia exato em que nasceu. Por exemplo: Sol para o verão, Jasmim para primavera, Bianca para inverno e Bruna para outono.
2- Caso não saiba se ele era menino ou menina:
- Escolha um nome neutro, como Ariel, Alex, Kim ou Dominique.
- Se você tem algum instinto materno sobre o gênero, escolha um nome que te agrade.
3- Use um apelido carinhoso.
- Você costumava chamá-lo de algo carinhoso como Filhotinho, Pipoca, Biscoitinho durante a gravidez? Continue chamando assim.
- Invente outro apelido. Você pode usar como inspiração o tema do quartinho que você tinha planejado/imaginado para quando ele chegasse. Por exemplo: Bebê-coruja, Ursinho, Passarinha, Astronauta, etc.
4- Comece com “bebê” ou “baby” e adicione o seu sobrenome ou um nome que você goste.
5- Considere chamá-lo pelo nome de alguém que você ama ou admira.
6- Escolha um nome que reflita as emoções positivas que o seu bebê trouxe a você.