Um relacionamento romântico é construído sobre as respostas a algumas questões importantes. Perguntas do tipo “Para onde nosso relacionamento está indo?” concretizam, para nós, se uma determinada pessoa é a pessoa certa. No entanto, pode haver um momento em que você terá que perguntar para a pessoa escolhida, “Para onde estamos indo se formos só você e eu? ”
Quando fazemos perguntas como estas nós estamos tentando determinar se aquela pessoa compartilha nossos sonhos para o futuro. É uma oportunidade para mapear os tijolos para construir uma vida juntos e há alguns tijolos em particular sobre os quais você está bem curiosa: Você quer ter filhos?
No projeto de um relacionamento, a questão ter ou não filhos é geralmente a pedra fundamental. Ter diferentes visões sobre o assunto pode enfraquecer a estrutura que vocês estão tentando construir. Por isso é animador quando você e seu amado encontram respostas em comum.
Se você passou por uma perda ou enfrentou a infertilidade, então você sabe que estas questões podem surgir quando boa parte da estrutura da sua vida já está organizada. Seu filho que se foi é a peça que falta. Pode esta vida, com a qual você sonhou, existir sem esta pedra fundamental? Ou tudo que você construiu vai desmoronar?
Você se pergunta se este é um outro efeito da perda que vocês sofreram? A possibilidade de você e seu parceiro não serem fortes o suficiente para continuar a vida sem filhos é outra perda potencial a se considerar. Pode parecer que você construiu sua vida em uma fundação fraca. Você se sente um fracasso. Eu sei que sim.
Eu e meu marido estávamos juntos há 12 anos quando assistimos os nossos sonhos de família desmoronar. Depois de dois abortos e a morte da nossa filha, nós não tínhamos ideia se a nossa família seria algum dia do jeito que imaginávamos.
Ao invés de estar olhando uma família crescendo, eu me encontrei olhando para este homem que eu havia escolhido carinhosamente e reavaliando a minha decisão. Os planos que havíamos feito pareciam depender de ter filhos. Então, se nós acabássemos não tendo filhos, o que faríamos? Tentaríamos esta vida incerta juntos?
Responder a estas questões não foi fácil. Isto precisou de muita construção e também de derrubar nossas expectativas anteriores para nossa reconstrução como casal. Horas de terapias e conversas, nos redescobrindo, e resultou em uma relação renovada que recebeu muitos upgrades, mas que ainda apresentava falhas que representam nossa história.
Depois da perda e da infertilidade, você e seu parceiro precisam voltar para a mesa de projetos parra tomarem algumas decisões. É possível que os dois queiram continuar construindo seus sonhos na fundação que vocês têm. Talvez vocês desejem deixar para trás os planos e construírem uma nova vida juntos. Pode ser que vocês queiram experimentar como seria a vida se sonhassem diferente. Talvez vocês não queiram novos sonhos, e está tudo bem, porque a vida tem uma maneira de traze-los de qualquer forma.
Qualquer que seja seu sonho, e com quem você sonha junto, eles não serão fáceis após a perda e a infertilidade. Se um dia você já teve que remodelar seus sonhos de família, você sabe a quantidade de esperança e amor que é necessário para mantê-los em pé.
Que tipo de vida você construiu para você depois da perda?