Eu fico realmente triste quando leio mensagens de mães que, mesmo após um tempo considerável da morte de seus filhos, continuam sem esperança, em desespero, por não acreditarem que a vida pode melhorar.
É claro que cada uma tem seu tempo, o luto de cada uma é individual, e cada uma de nós vai vivê-lo da sua forma. Mas me entristeço em ver que, de alguma forma, uma mãe possa ficar estacionada na fase mais dura do luto. Porque passar algum tempo ali já é tão ruim, que não gosto nem de me lembrar, e não consigo dimensionar o que é estar presa nesta dor por tanto tempo!
Ir ao psiquiatra, receber apoio médico e orientação ajuda muito! Mas acredito que algumas vezes o nosso coração fica esperando um comando da mente para decidir que não devemos mais viver assim! Muitas vezes as pessoas em nossa volta vão tentar nos ajudar (ou não) mas, no final das contas, quem dá o comando de ação somos nós! A mudança é de dentro para fora, e não de fora para dentro. Nada se tornará melhor, se você não se decidir pela mudança! Colocar um basta nessa situação está em suas mãos. E eu tenho certeza de que toda mãe quer isso, mas pode não saber por onde começar! Porque tudo deve estar terrivelmente duro, e a solução parece algo distante. Mas olha, são pequenos passos diários! Não existe poção mágica, não existe uma única saída que resolverá tudo. São pequenas atitudes, pequenas mudanças de pensamentos que vão transformar sua vida.
Costumo dizer que é preciso querer a mudança por você e para você! Ninguém vai fazer isso no seu lugar… Está em suas mãos, entende?
É bom demais ver a dor ir embora, sentir novamente a vontade de viver e sorrir… é justo que seja assim! A pessoa que todos amam deve estar fazendo falta na vida de pessoas próximas a você, como a sua família! Faça por eles, faça por você! E dane-se todas as outras pessoas que não se importam, você é a peça-chave! Você é a pessoa mais importante! O benefício da mudança é para você principalmente! Você e sua família merecem que a vida não seja mais esse inferno que tem sido! Se dê essa chance!
Saia dessa sintonia de energia ruim… é como um rádio, sabe? Você está sintonizada naquelas rádios das quais não se ouve nada, que o chiado é forte, e mal se ouve a música. Muda! Sintonize sua energia com coisas boas e verá pouco a pouco o quanto sua vida vai mudar. Mas você tem que querer! Não é fácil, mas é possível. Saia da cama e vá caminhar na rua, veja a beleza das coisas, da vida. Deixe de lado possíveis vícios que prejudicam você. Algumas coisas aliviam a dor por algumas horas, você não prefere que isso seja um alívio constante?
Olha para dentro de você e tente perceber que, às vezes, há outros motivos para a sua relutância em sair de onde está. Muitas vezes, o luto pelo seu bebê já está amenizado, mas existem outras dores te machucando, outros motivos. Saia da escuridão e jogue luz sobre seus outros problemas, a gente só se livra de uma dor quando olhamos para ela frente a frente. Seja corajosa! Olhe para o que tem que ser visto, sacode a poeira e volte a ser feliz!
Mensagem forte e marcante!