Nesta seção, publicamos artigos escritos por profissionais da área da saúde, mas também, e principalmente, por mães e pais que viveram a experiência do luto por um filho que morreu ainda bebê. Alguns desses artigos foram traduzidos do inglês ou do espanhol pela nossa equipe e sempre divulgamos o link do original, respeitando todos os direitos autorais.

Se você quiser escrever um artigo para ser publicado neste espaço, entre em contato com a nossa equipe por meio do e-mail [email protected] e daremos a você todas as orientações.

 

 

Utilize os filtros para encontrar artigos em cada assunto

Nossa despedida…

Queridos amigos e amigas! Agradecemos muito e, de coração, todo apoio e carinho de cada um que acompanha nosso trabalho. A cada um que trabalhou para que o Sobreviver existisse. Hoje, depois de meses de reflexão e conversa entre a atual equipe, comunicamos oficialmente o encerramento de nossas atividades. Foram 4 anos de muito amor…

Como fazer com que as propagandas de gravidez parem de seguir você após uma perda

O que fazer quando o Facebook não identifica que uma mulher grávida perdeu seu bebê?   Quando Gillian Brockell retornou para casa do hospital “com os braços mais vazios do mundo”, ela não encontrou escapatória ou consolo nas suas redes sociais. A colaboradora do The Washington Post que deu à luz a seu filho natimorto…

Falando sobre a perda do bebê com crianças

O luto pela perda gestacional ou perda do bebê após o nascimento é uma das experiências mais silenciosas e solitárias da maternidade/paternidade. Não longe os pais sentem-se desamparados e sozinhos nesta dor. A cultura na qual estamos inseridos evita o contato com sentimentos e com assuntos que possam gerar desconforto e sofrimento, colocando a família…

Mais amor, por favor!

Tem dias que você para e se pergunta se Deus te esqueceu. Abaixa a cabeça e as lágrimas rolam sem parar. O peito aperta e a sensação é de abandono. E você se pergunta: “por que só eu ainda não tenho um bebê vivo nos braços? Por que dá certo para todo mundo, menos para…

Por que elaborar o luto gestacional?

A maternidade é algo que transcende o período gestacional e tudo que está por vir. A idealização de um filho, começa cedo, de forma inconsciente – desde o brincar infantil até as progressões e expectativas da vida adulta – a escolha de uma carreira, o casamento, a estabilidade financeira e finalmente o momento planejado de ter um filho. Outras vezes, ocorre de forma…

E se eu nunca tiver um filho? Casamento depois da infertilidade e da perda

Um relacionamento romântico é construído sobre as respostas a algumas questões importantes. Perguntas do tipo “Para onde nosso relacionamento está indo?” concretizam, para nós, se uma determinada pessoa é a pessoa certa. No entanto, pode haver um momento em que você terá que perguntar para a pessoa escolhida, “Para onde estamos indo se formos só…

O Pai da Menina Morta

O título por si só já é impactante. Ler o livro “O Pai da Menina Morta”, escrito pelo Tiago Ferro e lançado em 2018, também traz alguns sentimentos de estranhamento, confusão, dor, ou como foi no meu caso, dèjá vu. Quando Bianca morreu, em 2015, procurei avidamente por livros que falassem sobre a morte de…

Para as mães que se sentem sem esperança e em desespero

Eu fico realmente triste quando leio mensagens de mães que, mesmo após um tempo considerável da morte de seus filhos, continuam sem esperança, em desespero, por não acreditarem que a vida pode melhorar. É claro que cada uma tem seu tempo, o luto de cada uma é individual, e cada uma de nós vai vivê-lo…

O que eu gostaria de dizer

Hoje eu escrevi para a mãe de uma menina de 22 anos que morreu. Eu gostaria de dizer para ela não acreditar no que dizem aqueles cartões. Aqueles que dizem “o tempo cura” e “Deus só escolhe os melhores” e “que suas tristezas sejam diminuídas”, você só ficará desapontada. Eu gostaria de dizer que esta…